domingo, 11 de janeiro de 2009

Educação Inclusiva ou Educação Especial



Ultimamente tem-se discutido muito acerca das novas políticas de Educação Inclusiva. Há ainda os defensores da Educação Especial e os defensores da Educação Inclusiva.
Pelo que entendo, os defensores da Educação Inclusiva não afirmam, que em casos mais específicos, não deva existir uma intervenção mais individualizada à parte no que se refere ao aprendizado, pois aos surdos é oferecido um interprete de LIBRAS, ou ainda outros recursos aos portadores de distúrbios visuais, como réguas ledoras...
Há sim a necessidade, independente de nossos alunos serem portadores de necessidades educacionais especiais ou não, de se lançar um olhar para a diversidade e ao mesmo tempo respeitar a individualidade de cada educando no que se refere aos tempos de aprendizagem, vivências, conhecimentos prévios, histórias de vida que cada educando traz para a sala de aula. Essa diversidade de olhares, de vivências, de experiências só pode enriquecer mais ainda cada indivíduo e ao mesmo tempo o coletivo da instituição escolar.
Vamos pensar mais na tolerância e na diversidade?
Já pensou se todos fossêmos iguais?
Deus, na sua infinita Sabedoria, fez-nos sim, à Sua imagem e semelhança. Temos semelhanças: Todos somos filhos...Mas...Também temos nossas diferenças e estas nos fazem únicos em meio a tantas outras Marias e tantos outros Josés.
Retomo os escritos de Saint-Exupèry em O Pequeno Príncipe, quando o Menino descobre que, apesar de existirem muitas rosas como a sua, a Rosa do planetinha B612, que ele regou, cultivou, viu crescer, que o cativou, era única no mundo.
Somos únicos no mundo. Com semelhanças e diferenças. Então seja no ensino especial ou inclusivo, haja PNEE ou "normais", que todos possam ser plenos, felizes e que a Educação seja um instrumento para que isso, de fato, aconteça.
Vamos conversar mais sobre este assunto? Deixe sua opinião a este respeito!

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