domingo, 18 de janeiro de 2009

INCLUSÃO E RESILIÊNCIA


Não há como pensar numa escola inclusiva, sem pensar que esta é também promotora de Resiliência.
Resiliência é uma palavra de origem latina, RESILIO. É um termo usado na Física para falar da resistência de certos materiais quando submetidos, por exemplo a altas temperaturas. Essa palavra começou a ser usada também na Psicologia para falar daquelas pessoas que encontram em si forças para passar por dificuldades na vida e darem a volta por cima, com forças renovadas para recomeçar.
No desenvolvimento humano, é importante que já na infância, aprendamos a lidar com vitórias e derrotas e tenhamos coragem para tentar outra vez. Se na primeira queda ficassemos no chão, nunca aprenderíamos a andar.
A escola pode ser promotora de resiliência quando educa para que crianças e adolescentes não se desenvolvam só no aspecto cognitivo. Quando a Educação se preocupa com o desenvolvimento pleno do ser humano tem em mente que ele precisa ser feliz, realizado. Tem em mente que o educando não é só intelecto, mas também emoção, que precisa de autoconhecimento e que precisa fortalecer-se para saber lidar bem com as frustrações que fazem parte da vida.
A escola promotora de resiliência é aberta a diversidade, portanto, é uma escola inclusiva, que respeita as individualidades de seus educandos, dentro da diversidade da sala de aula.
A criança portadora de necessidade especial ou distúrbios ou mesmo de dificuldades de aprendizagem, o adulto que ficou fora do ensino regular na idade normal e volta para então ser alfabetizado, os que vivem à margem, precisam de forças para vencerem todos os dias as "ondas contrárias" que dizem: DESISTE!
A estas lutas, a estas superações diárias, a este buscar lá no fundo do coração a motivação para continuar, ao vencer esta luta diariamente chamamos de Resiliência.
...Mas vamos continuar falando disso nas próximas postagens.
Deixe seu comentário, participe!
Boa semana.
Aline

3 comentários:

  1. Gostei muito do seu blog e do tema em qustão. e até me ajudou a refletir sobre casos parecidos que estamos passando na escola.
    até breve!

    ResponderExcluir
  2. Oi querida... Gostei muito do teu blog...
    Separei um selinho pra ti lá no meu blog... é só dar uma passadinha lá pra pegar tá... bjinho no coração... ah! sou irmã da Zandrinha...

    ResponderExcluir
  3. Oi...
    Fazendo uma visitinha no teu blog.
    Compartilho da mesma opinião que você, acredito que os educadores têm que ter a responsabilidade de ir além do que se é proposto.
    Devem perceber que a educação é baseada em vários fatores...e levar em conta as diferenças, pois só a partir daí eles conseguirão vencer "esta luta diária".
    ^^
    Você acaba de ganhar mais uma seguidora.
    Parabéns pelo blog!
    bjs!!

    ResponderExcluir